segunda-feira, 19 de julho de 2010

ATÉ QUE PONTO VAI A GRAÇA DE DEUS?


“E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje”. Mateus 11:23

Nós os cristãos, que professam seguir todos os ensinamentos que o Senhor Jesus nos deixou, que dizemos obedecer todos os seus mandamentos e jamais se afastar destes. Encontramo-nos em contradição quando nos deparamos com algumas situações decorrentes do mundo terrível e violento que vivemos.
Ao ver em reportagens televisivas ou de jornais impressos, notícias de roubos, mortes, pais que estupram filhas, entre outros casos mais, nós temos uma atitude um tanto errada, quando condenamos as pessoas que cometem tais coisas, e assim, contradizemos um dos ensinos de Jesus que disse que devemos ser misericordiosos, perdoadores e amorosos com os que nos fazem mal.
Falando de Cafarnaum, mas fazendo referência à graça salvadora Jesus afirma: “Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje”.
É difícil imaginar Sodoma e Gomorra ainda existindo. Mas Jesus nos afirmou no texto de Mateus 11:23 que se algum homem realizasse os milagres que ele operou, pregasse o evangelho que ele pregou em Cafarnaum, as cidades de Sodoma e Gomorra seriam existentes até os dias de hoje.
Sodoma = Queimado. Gomorra = Submersão ou submerso. A expressão "Sodoma e Gomorra" se aplica, por extensão, às cinco cidades-estado do Vale de Sidim, no Mar Morto. Eram elas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela ou Zoar. Sodoma e Gomorra foi um nome dado às cinco cidades após o acontecimento de sua destruição, diziam: A cidades que foram queimas (Sodoma) e enterradas (Gomorra). Historicamente a destruição dessas cidades iniciou-se por um grande tremor de terra seguido pela erupção de um vulcão próximo da região. Biblicamente, a iniquidade desses povos suscitou a ira de Deus contra o povo habitante daquela região, o qual os destruiu drasticamente.
Os atos cometidos pelos povos Cananeus, habitantes em Sodoma e Gomorra, são quase imagináveis. Artigos do Arqueólogo Paul Lapp e também Yerruda Peleg, afirmam que os Cananeus eram perversos. Foram encontradas estátuas de pessoas no ato sexual, desenhos em cerâmicas de orgias. Os Cananeus deixaram gravado o que eles viviam. Imaginemos práticas sexuais como: homens com homens, mulheres com mulheres, adultos com crianças, etc. Tudo isso ao mesmo tempo. Um desejo totalmente desordenado. A prática de sacrifício do filho primogênito ao Deus Baal também era comum entre o povo Cananeu. Existiam templos de adoração à prática sexual. Tudo isso contribuiu para que os Cananeus fossem destruídos, e foram.
Voltemos agora a Graça Salvadora de Jesus. A graça apresentada ao povo da cidade de Cafarnaum por Jesus, nunca se compararia com a ida de Ló, sobrinho de Abrão para Sodoma e Gomorra. A cidade de Cafarnaum teve o privilégio de receber a maior parte do ministério de Jesus, o próprio Messias pisou naquelas ruas, escreveu nas areias de suas praias. A maioria dos discípulos foram chamados nessa cidade. Grandes acontecimentos ocorreram em Cafarnaum, mas a maioria do seu povo rejeitou o Evangelho de Jesus.
O importante do texto citado inicialmente, não é a rejeição de Jesus pelos habitantes de Cafarnaum, mas sim a misericórdia apresentada para com o povo de Sodoma e Gomorra. Até qual ponto chega à misericórdia de Deus?
Por diversas vezes Deus quis que os Cananeus fossem salvos da destruição, quando Abraão rogou a misericórdia se houvessem pessoas justas naquela cidade.
Se nos convertermos dos nossos maus caminhos, independente do pecado que possamos cometer, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados. Não há dimensão para mensurar o perdão de Deus. Ele perdoa o que conta mentira da mesma forma que perdoa o pedófilo ou o assassino ou o homossexual. Não importa o tipo de erro que possamos cometer contra Deus ou contra nós mesmos, Deus irá nos perdoar se houver arrependimento.
O arrependimento nos trás a mudança de idéia, mudança de direção logo em seguida a mudança de ação. Quando eu me arrependo dos meus erros, Deus em sua infinita misericórdia me perdoa. É como uma pessoa que tem uma dificuldade e cai constantemente nesse erro e, em um determinado dia se arrepende dos seus atos. No dia seguinte torna a cair no mesmo erro, e quando vai orar e confessar a Deus o seu pecado diz: “Senhor se lembra aquele pecado que me arrependi ontem? Eu tornei a cair”. Logo em seguida vem a resposta de Deus dizendo: “Não me lembro o pecado de ontem, mas eu te perdôo mesmo assim’. Quando nos arrependemos de nossas falhas Deus apaga todos os nossos atos passados, e inicia um novo começo. Isso é a Graça de Deus.
"Graça é amor que ultrapassa todos os limites de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que ele recebe; não é algo que ele pode reivindicar, mas algo que Deus o dá.
Que não seja necessário um novo lamento do Senhor por um povo que não se arrepende de seus atos. Mas que Ele encontre em nossos corações sinceridade e retidão para reconhecermos nossos erros, quando cometidos.

Deus nos abençoe!


Winston Carneiro
Valentes Noturnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário