As culturas devem ser lidas nas linhas e entrelinhas. As linhas falam da coisa em si. As entrelinhas falam do espírito da coisa. As entrelinhas podem distorcer e até mesmo destruir o que está dito nas linhas.Com a cultura cristã não é diferente. Veja o exemplo da assinatura da Igreja Universal do Reino de Deus, a saber, Jesus Cristo é o Senhor. De acordo com o Novo Testamento, isso significa que devemos viver como escravos dos propósitos de Jesus Cristo: ele manda e a gente obedece, ele propõe e a gente executa, ele dirige e a gente segue, pois afinal de contas, Ele é o Senhor. Mas na cultura da IURD, as entrelinhas dessa afirmação fazem com que ela signifique que Jesus pode realizar todos os seus desejos, afinal de contas Ele é o Senhor. A relação fica invertida: você clama e ele responde, você reivindica e ele atende, você pede com fé e ele lhe dá o que foi pedido, você participa da corrente de oração e se submete aos 318 pastores e Jesus faz a sua vida próspera e confortável, pois Jesus Cristo é o Senhor e você é “filho do rei”, de modo que não há qualquer motivo para que você continue nessa vida miserável, daí a segunda convocação da IURD: “para de sofrer”. Percebe como as linhas dizem uma coisa e as entrelinhas dizem outra?O movimento evangélico é mestre em fazer confusão e promover distorção do Evangelho em virtude desse jogo de linhas e entrelinhas. Um exemplo disso é a mensagem VAI DAR TUDO CERTO, que recebi essa semana : _SALMO 22.VAI DAR TUDO CERTO ."DEUS me pediu que te dissesse que tudo irá bem contigo a partir de agora. Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória. Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou... 'Filho, que posso fazer por você ?' Respondi: 'Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo esta mensagem'.DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'. Leia em voz baixa... 'Senhor Jesus : Perdoa meus pecados. Amo-te muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'. Passe esta oração a 5 pessoas, no mínimo. Receberás um milagre amanhã. Não o ignore.Deus tem visto suas Lutas.Deus diz que elas estão chegando ao fim.Uma benção está vindo em sua direção.Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos.Se acredita em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas,se rejeitar lembre Jesus disse:“se me negas entre os homens, te negarei diante do pai” Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa." Deixo de lado a crítica gramatical e o péssimo uso da lingua portuguesa. Dedico minha atenção ao conteúdo da mensagem que, travestida de cristã, é absolutamente anti-cristã: mentirosa, fantasiosa, desprovida de qualquer sentido bíblico, desalinhada com o todo do ensino e experiência de Jesus, seus apóstolos, e seus primeiros seguidores, totalmente alinhada com os dircursos baratos da auto-ajuda e da enganação religiosa, enfim, uma versão barata e piedosinha da superstição sincrética do espiritualismo popular.A afirmação “vai dar tudo certo”, lida de acordo com as linhas do Novo Testamento, significaria, por exemplo, que os propósitos de Deus prevalecerão, a marcha da igreja de Jesus Cristo contra os poderes do mal será vitoriosa, a vontade de Deus será um dia feita na terra como o céu. Mas também significaria que os seguidores de Jesus seriam sempre ovelhas em meio aos lobos [Mateus 10.16], odiados pelo sistema sócio-político-econômico anti reino de Deus, ameaçados de morte, rejeitados, caluniados, e perseguidos por causa do nome de Jesus [Mateus 5.10-12], e passariam por muito sofrimento e tribulação antes de receberam a vitória plena no reino eterno de Deus [Atos 14.22]. Isto é, antes de dar tudo certo, daria tudo errado.A convicação de que “em Cristo somos mais que vencedores” [Romanos 8.37], e que “em Cristo Deus sempre nos conduz em triunfo” [2Coríntios 2.14], é também acompanhada de uma profunda compreensão a respeito dos custos de se colocar ao lado de Deus e do reino de Deus, em oposição à injustiça e aos agentes promotores e mantenedores da morte no mundo.Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo.[1Coríntios 4.9-13]Fica, portanto, muito evidente que quando os cristãos do Novo Testamento diziam que “vai dar tudo certo” estavam afirmando coisas completamente diferentes dessas afirmadas na mensagem que recebi pela internet, que diz:Tudo irá bem contigo a partir de agora. Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória. Cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos'. Receberás um milagre amanhã. Uma benção está vindo em sua direção.Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa.Meu amigo, minha amiga, não é verdade que “tudo irá bem contigo a partir de agora”, e também não é verdade que “você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos”. Não se iluda, pois não é verdade que “nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória”. Preste atenção: o compromisso cristão não suplica que Deus cubra com sua luz “minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos”. Na verdade, o compromisso cristão exige que você deixe de viver para seus sonhos, seus planos e seus projetos e passe a viver para Deus, pois, como ensina a Bíblia, “o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou“ [2Coríntios 5.14,15], e justamente por isso é que quem deseja seguir a Jesus deve lmebrar o que Jesus disse:"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” [Mateus 16.24-26]Também não é verdade que “receberás um milagre amanhã” e que “dentro de quatro minutos te dirão uma notícia boa”.Pelo amor de Deus, jogue fora esse evangelho açucarado, que promete o que Deus jamais prometeu, e gera falsas esperanças nas pessoas. Respeite o sofrimento e a dor das milhares de pessoas que, apesar de sua fé, e talvez justamente por causa de sua fé, passam fome, não têm mínimas condições de sobrevivência, sofrem as consequências de tragédias pessoais e fatalidades naturais, são vítimas de um sistema mundano cruel, que as condena à escravidão e a uma vida sem futuro. Lembre dos cristãos que vivem na África, na Índia, na América Latina, e nos rincões miseráveis do Brasil. Seja solidário com as minorias: os negros escravizados, as mulheres violentadas, as crianças abusadas, as populações indígenas dizimadas, os refugiados de guerra, os perseguidos políticos, os desaparecidos. Respeite a grandeza dos cristãos perseguidos e mortos sob a tirania do fundamentalismo islâmico e dos regimes políticos ateístas. Pense um pouco se essa mensagem “vai dar tudo certo, todos os seus sonhos se realizarão, você vai receber um milagre amanhã” faz algum sentido na ala infantil do Hospital do Câncer, no campo de refugiados (mutilados) de Angola, ou nos casebres secos do sertão brasileiro.Construa sua fé sobre um alicerce mais sólido. Por exemplo, o Salmo 22, aviltado com essa mensagenzinha “vai dar tudo certo”. Aliás, é bom lembrar que Bíblia não é um livro que pode ser manuseado por qualquer pessoa, de qualquer jeito. Da mesma maneira que não é qualquer pessoa que pode dar palpite a respeito do direito, de medicina, da engenharia, ou do marketing, também a teologia exige um mínimo de preparo, senão, muito preparo mesmo. Digo isso porque talvez o autor dessa mensagenzinha não saiba que o Salmo 22 é um dos Salmos messiânicos, que profetiza o sofrimento e o fracasso do Messias, que foi (1) abandonado por Deus e pelos homens [Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra], (2) rejeitado [Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo], (3) insultado [Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim], (4) dilacerado pela dor que lhe foi brutalmente imposta [Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte. Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés], e por fim (5) cuspido na cara e crucificado como impostor.Para esse Messias não deu nada certo. Ele não recebeu uma boa notícia quatro minutos após sua agonia no Getsêmani, e também não recebeu um milagre no dia seguinte. No dia seguinte foi crucificado.Mas esse Messias, apresentado pelo profeta como “homem de dores, que sabe o que é padecer” [Isaías 53], “Deus exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” [Filipenses 2.9-11]. Isso sim é dar tudo certo.
Provavelmente alguém vai dizer que é isso o que a mensagenzinha da internet quis dizer. Mas não foi. Nas linhas, pode ter sido. Mas no contexto da religiosidade popular e da subcultura evangélica, a mensagenzinha sugeriu que “os seus sonhos e os seus projetos” darão certo, e que você pode esperar para amanhã aquela resposta milagrosa de Deus para resolver seus problemas e dificuldades particulares, e que em quatro minutos você vai receber uma notícia boa, muito provavelmente trazendo a você uma benção na forma de conforto e prosperidade.Em síntese, a mensagenzinha pode ser interessante, pode trazer uma esperança e um conforto para quem está lutando contra um sofrimento ou uma dificuldade medonha, e pode até mesmo trazer um alívio do tipo “eu sei que não é bem assim, mas é bom pensar que é, ou acreditar que pode ser”. Mas definitivamente essa mensagenzinha não tem nada a ver com o Evangelho de Jesus Cristo.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Pense Nisso!!!
"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á".
(Mt 16:25)
(Mt 16:25)
A história de Jim Elliot e seus quatro amigos é uma das histórias missionárias mais empolgantes e inspiradoras.Jim Elliot nasceu em 8 de Outubro de 1927 na cidade de Portland, no estado americano de Oregon. Jim pertencia a uma família cristã dedicada ao Senhor; desde cedo foi instruído nos caminhos de Deus, e veio a receber a Cristo como seu salvador aos 8 anos de idade. Fred, um pastor batista, e Clara Elliot, seus pais, eram bastante cuidadosos quanto à instrução bíblica de seus filhos e exerceram forte influência na formação de suas vidas. Jim revelou-se um jovem bastante talentoso, destacando-se em todas as atividades que se envolvia. Era líder de sua classe, e detentor de uma brilhante oratória. Elaborou um aclamado discurso de honra em homenagem ao presidente americano, Franklin D. Roosevelt, por ocasião de seu falecimento. Graduou em "desenho arquitetônico" na High School e depois se transferiu para a faculdade cristã de Illinois, a Wheaton College, onde se graduou com as mais elevadas honras.Convicto de sua vocação e chamada, Jim prioriza seus estudos com o intuito de alcançar a melhor preparação possível para o seu ministério. Empenha-se no estudo do grego, já visando uma possível tradução do evangelho para alguma lingua nativa. Segundo o registro de seu diário, sua vida tinha sido profundamente impactada pelos testemunhos de missionários como David Brainerd e Hudson Taylor. Jim Elliot orava constantemente: "Consuma minha vida, Senhor. Eu não quero uma vida longa, mas sim cheio de Ti, Senhor Jesus. Satura-me com o óleo do teu Espírito...". Durante seus estudos conheceu Elizabeth Howard, que também tinha um chamado para missões transculturais. Apesar de seus sentimentos um pelo outro, aguardaram em oração a confirmação de Deus, e somente após a graduação eles se casaram. Jim e Elizabeth se casaram em 1953, na cidade de Quito (Equador) e em 1955, nasceu sua filha Valerie.
Jim recusou convites para pastorear em algumas igrejas nos ministérios da juventude. Para alguns líderes, Jim tinha um futuro bastante promissor no ministério pastoral nas igrejas do EUA. Por esta razão foi criticado quando insistia em sua decisão em levar o evangelho de seu Salvador aos índios na Amazônia. Jim convenceu dois de seus amigos (Ed mcCully e Peter Fleming) que trabalhavam com ele numa rádio de difusão do evangelho a participarem da escola linguística, juntamente com ele e Elisabeth. Mais tarde , os três amigos e suas esposas (Jim e Elisabeth casaram-se no Equador) partem ao Equador para trabalharem com os índios Quechua. No Equador, um piloto missionário, Nate Saint, e sua esposa juntaram-se ao grupo. Conseguiram estabelecer uma estação da missão entre os índios Quechua. Jim e Elizabeth trabalharam na tradução do Novo Testamento para a língua dos quechuas. Nesse tempo Jim se lembrou dos índios aucas (hoje conhecidos como Huaoranis) que tinham a fama de serem muito violentos e que não possuiam nenhum contato com o mundo exterior. Com o propósito de levar o evangelho aos índios huaoranis, o grupo começou a elaborar um plano que ficou conhecido como Operação Auca.
Roger Youderian, um novo missionário, com sua esposa pediram para se juntar ao grupo. Nate Saint, conseguiu avistar alguns índios aucas sobrevoando algumas áreas que foram demarcadas no mapa da operação. A partir de então começaram sistematicamente sobrevoar as áreas dos huaoranis durante quatro meses levando presentes. Amarrado por uma corda, um balde cheio de roupas, bugicangas, cereais e fotografias dos missionários era levado pelo avião que em vôos baixos deixava cair os presentes. Os índios aucas chegaram a colocar no balde um papagaio e alguns enfeites de suas vestimentas. Diante do progresso alcançado, os cinco jovens missionários resolvem montar um acampamento às margens do rio Curray. Através de uma estação de rádio comunicavam constantemente com suas esposas que tinham ficado na base da missão.
Pouco tempo depois, um grupo de quatro índios visitaram os missionários em seu acampamento. Os missionários deram-lhes presentes e alimentos como um sinal de paz. Outros contatos foram feitos por mais algumas vezes e um daqueles índios chegou a voar com Nate Saint em seu avião, sobrevoando sua própria aldeia. Incentivados por uma visita no dia 7 de Janeiro, os missionários decidiram ir até a aldeia dos huaoranis. Acordaram cedo e louvaram ao Senhor na manhã de 8 de Janeiro. Nate e Jim sobrevoando a área da aldeia dos aucas avistaram um grupo de 20 a 30 índios se movendo em direção ao acampamento. Através do rádio comunicaram com suas esposas e decidiram ás 16:30 entrarem em contato novamente.
Ao chegarem na praia de seu acampamento, Nate e Jim avisaram aos outros que os aucas estavam vindo. Munidos de armas decidiram não utilizá-las. Pouco tempo depois chegaram os aucas e pouco esses cinco jovens puderam fazer. Foram mortos pelos aucas naquele dia de 8 de Janeiro de 1956. Angustiadas pela demora do contato de seus maridos, suas esposas solicitaram imediatamente ajuda. Helicópteros e forças do exercito equatoriano sobrevoando o rio Curray encontraram os corpos de quatro missionários (não foi encontrado o corpo de Ed McCully). Seus corpos foram encontrados brutalmente perfurados por lanças e machados. O relógio de Nate Saint foi encontrado parado em 15:12 minutos, do que se deduz a hora em que foram mortos.
As esposas desses missionários, apesar da grande dor que sofreram, decidiram continuar com a missão, e algum tempo depois foram sucedidas na evangelização dos aucas. A tribo foi evangelizada e alguns anos mais tarde, o assassino de Jim Elliot, agora convertido ao Senhor Jesus e líder da igreja na aldeia batizou a filha de Jim e Elizabeth no rio onde seu pai tinha sido morto.
A vida e o testemunho desses cinco missionários martirizados por amor ao evangelho têm inspirado até hoje centenas de jovens a dedicar suas vidas ao Senhor da seara. Jim Elliot procurou servir a Jesus com todas as suas forças e a maior parte de sua vida e de seu ministério é contado por sua esposa Elizabeth em dois livros publicados posteriormente. Sua célebre frase, encontrada em seu diário nos inspira a entregar sem reservas a nossas vidas nas mãos do Mestre: "Aquele que dá o que não pode manter, para ganhar o que não pode perder, não é um tolo".
Jim recusou convites para pastorear em algumas igrejas nos ministérios da juventude. Para alguns líderes, Jim tinha um futuro bastante promissor no ministério pastoral nas igrejas do EUA. Por esta razão foi criticado quando insistia em sua decisão em levar o evangelho de seu Salvador aos índios na Amazônia. Jim convenceu dois de seus amigos (Ed mcCully e Peter Fleming) que trabalhavam com ele numa rádio de difusão do evangelho a participarem da escola linguística, juntamente com ele e Elisabeth. Mais tarde , os três amigos e suas esposas (Jim e Elisabeth casaram-se no Equador) partem ao Equador para trabalharem com os índios Quechua. No Equador, um piloto missionário, Nate Saint, e sua esposa juntaram-se ao grupo. Conseguiram estabelecer uma estação da missão entre os índios Quechua. Jim e Elizabeth trabalharam na tradução do Novo Testamento para a língua dos quechuas. Nesse tempo Jim se lembrou dos índios aucas (hoje conhecidos como Huaoranis) que tinham a fama de serem muito violentos e que não possuiam nenhum contato com o mundo exterior. Com o propósito de levar o evangelho aos índios huaoranis, o grupo começou a elaborar um plano que ficou conhecido como Operação Auca.
Roger Youderian, um novo missionário, com sua esposa pediram para se juntar ao grupo. Nate Saint, conseguiu avistar alguns índios aucas sobrevoando algumas áreas que foram demarcadas no mapa da operação. A partir de então começaram sistematicamente sobrevoar as áreas dos huaoranis durante quatro meses levando presentes. Amarrado por uma corda, um balde cheio de roupas, bugicangas, cereais e fotografias dos missionários era levado pelo avião que em vôos baixos deixava cair os presentes. Os índios aucas chegaram a colocar no balde um papagaio e alguns enfeites de suas vestimentas. Diante do progresso alcançado, os cinco jovens missionários resolvem montar um acampamento às margens do rio Curray. Através de uma estação de rádio comunicavam constantemente com suas esposas que tinham ficado na base da missão.
Pouco tempo depois, um grupo de quatro índios visitaram os missionários em seu acampamento. Os missionários deram-lhes presentes e alimentos como um sinal de paz. Outros contatos foram feitos por mais algumas vezes e um daqueles índios chegou a voar com Nate Saint em seu avião, sobrevoando sua própria aldeia. Incentivados por uma visita no dia 7 de Janeiro, os missionários decidiram ir até a aldeia dos huaoranis. Acordaram cedo e louvaram ao Senhor na manhã de 8 de Janeiro. Nate e Jim sobrevoando a área da aldeia dos aucas avistaram um grupo de 20 a 30 índios se movendo em direção ao acampamento. Através do rádio comunicaram com suas esposas e decidiram ás 16:30 entrarem em contato novamente.
Ao chegarem na praia de seu acampamento, Nate e Jim avisaram aos outros que os aucas estavam vindo. Munidos de armas decidiram não utilizá-las. Pouco tempo depois chegaram os aucas e pouco esses cinco jovens puderam fazer. Foram mortos pelos aucas naquele dia de 8 de Janeiro de 1956. Angustiadas pela demora do contato de seus maridos, suas esposas solicitaram imediatamente ajuda. Helicópteros e forças do exercito equatoriano sobrevoando o rio Curray encontraram os corpos de quatro missionários (não foi encontrado o corpo de Ed McCully). Seus corpos foram encontrados brutalmente perfurados por lanças e machados. O relógio de Nate Saint foi encontrado parado em 15:12 minutos, do que se deduz a hora em que foram mortos.
As esposas desses missionários, apesar da grande dor que sofreram, decidiram continuar com a missão, e algum tempo depois foram sucedidas na evangelização dos aucas. A tribo foi evangelizada e alguns anos mais tarde, o assassino de Jim Elliot, agora convertido ao Senhor Jesus e líder da igreja na aldeia batizou a filha de Jim e Elizabeth no rio onde seu pai tinha sido morto.
A vida e o testemunho desses cinco missionários martirizados por amor ao evangelho têm inspirado até hoje centenas de jovens a dedicar suas vidas ao Senhor da seara. Jim Elliot procurou servir a Jesus com todas as suas forças e a maior parte de sua vida e de seu ministério é contado por sua esposa Elizabeth em dois livros publicados posteriormente. Sua célebre frase, encontrada em seu diário nos inspira a entregar sem reservas a nossas vidas nas mãos do Mestre: "Aquele que dá o que não pode manter, para ganhar o que não pode perder, não é um tolo".
Biografia de Jim Elliot compilada por LUCIANO HÉRBET a partir de textos extraídos da internet
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Natureza do Espírito Santo
Saber o que ou quem é o Espírito Santo é de fundamental importância para a vida do crente, pois este entendimento tem a ver com o tipo de relacionamento que deve haver entre o crente e o Espírito.
Os diversos nomes que o Espírito Santo recebe, na Bíblia, revelam aspectos da sua natureza. Os principais são: Espírito de Deus e Espírito de Cristo (Romanos 8.9: “ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.” - RA); Consolador (João 14.16: E Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,” - RA); Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;” - RA); Espírito da verdade (João 14.17: “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.” - RA); Espírito da graça (Hebreus 10.29: “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” - RC); Espírito da vida (Romanos 8.2: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” - RA).
Estes nomes se referem ao Espírito Santo em sua relação com a divindade e com a sua obra na redenção. “Onde está o Espírito de Deus aí está o próprio Deus presente de maneira efetiva. O teor do conceito ‘Espírito Santo’ é o mesmo do conceito de Deus. Nada se pode dizer do Espírito que não possa ser dito de Deus, nem se pode atribuir a Deus qualquer sentido que não se possa referir ao Espírito Santo. Onde quer que Deus atue Ele o faz no Espírito e por meio dEle”. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24 RC).
Na obra da redenção, o Espírito Santo é identificado com o Espírito de Deus, com o Espírito de Cristo e com o próprio Senhor (Veja Romanos 8.14: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” - RC; Gálatas 4.6: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” - RC; e 2 Coríntios 3.17: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” - RA).
O Espírito é um só (Veja em 1 Coríntios 12.13: “Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito.” - NTLH; em Efésios 2.18: “É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.” - NTLH; e Efésios 4.4: “Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês.” - NTLH).
Toda a ação divina invisível e poderosa é ação de Deus em Espírito. O Espírito Santo é um modo da existência de Deus.
“ Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!” (2 Coríntios 13:14 NTLH)
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!
Os diversos nomes que o Espírito Santo recebe, na Bíblia, revelam aspectos da sua natureza. Os principais são: Espírito de Deus e Espírito de Cristo (Romanos 8.9: “ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.” - RA); Consolador (João 14.16: E Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,” - RA); Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;” - RA); Espírito da verdade (João 14.17: “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.” - RA); Espírito da graça (Hebreus 10.29: “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” - RC); Espírito da vida (Romanos 8.2: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” - RA).
Estes nomes se referem ao Espírito Santo em sua relação com a divindade e com a sua obra na redenção. “Onde está o Espírito de Deus aí está o próprio Deus presente de maneira efetiva. O teor do conceito ‘Espírito Santo’ é o mesmo do conceito de Deus. Nada se pode dizer do Espírito que não possa ser dito de Deus, nem se pode atribuir a Deus qualquer sentido que não se possa referir ao Espírito Santo. Onde quer que Deus atue Ele o faz no Espírito e por meio dEle”. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24 RC).
Na obra da redenção, o Espírito Santo é identificado com o Espírito de Deus, com o Espírito de Cristo e com o próprio Senhor (Veja Romanos 8.14: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” - RC; Gálatas 4.6: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” - RC; e 2 Coríntios 3.17: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” - RA).
O Espírito é um só (Veja em 1 Coríntios 12.13: “Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito.” - NTLH; em Efésios 2.18: “É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai.” - NTLH; e Efésios 4.4: “Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês.” - NTLH).
Toda a ação divina invisível e poderosa é ação de Deus em Espírito. O Espírito Santo é um modo da existência de Deus.
“ Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!” (2 Coríntios 13:14 NTLH)
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Onde Está Nossa Edificação?
Onde está nossa edificação?
Mateus 16:17 - “Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”
Todo edifício para ser erguido, precisa estar edificado sobre algo. Vigas, colunas, tijolos, entre outros fazem parte de sua estrutura, porém se não tiver uma boa edificação em sua base, o edifício ficará sujeito a queda.
Sabedor disso, o nosso Cristo no deixou como base e sustentáculo para a nossa vida cristã a Sua própria vida. Todas as palavras de Jesus são a nossa força para suportar qualquer tempestade ou vendaval que intentar contra nós, seja no âmbito espiritual ou físico.
A Bíblia, nossa regra de fé e manual de vida cristã nos dá algumas informações sobre Jesus como: “A Pedra da Edificação”. Pedro ao escrever sua primeira carta à igreja nos revelou que “a pedra que os edificadores reprovaram, essa veio a ser a principal de esquina”(I Pe. 2:7b). Foi anunciada antes do próprio nascimento do Cristo pelo profeta Isaías: “Por tanto assim diz o Senhor: Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já aprovada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada”(Is. 28:16) .
Jesus disse que se não edificarmos nossa casa sobre a rocha, podem vir ventos, enchentes e tempestades que colocarão em risco nossa estrutura, nos fazendo vir abaixo. Ele é a nossa estrutura. Dele vem a nossa força para permanecer de pé. Não há modo para adquirir fé a não ser por sua Palavra. Se quisermos permanecer firme em nossa vida cristã precisamos estar fundamentados na Palavra de Deus.
Outro dia, ao ser interrogado na rua em que resido, onde funciona um ponto de tráfico, se eu saberia onde estavam as pessoas que teria “A pedra (pedra de crack)”, não hesitei em responder que saberia sim, o usuário de drogas olhando atônito dentro dos meus olhos esperando a resposta certa para ele do local onde estariam os traficantes foi surpreendido. Falei com as seguintes palavras: “Sei sim, a pedra de você precisa é JESUS CRISTO, Ele pode transformar sua tristeza e ansiedade em alegria e paz, JESUS te ama jovem”.
Não poderia ter reação diferente, o jovem abaixou a cabeça, reconhecendo sua situação de pecador, e me respondeu: “Amém irmão, eu precisava dessa palavra”, e se foi pensativo.
Eu imagino que alguma mudança foi gerada dentro desse moço que aparentava ter 20 anos. Talvez eu poderia ficar “balançado” por ter sido um usuário de crack por 4 anos ou por também ter trabalhado no tráfico e ouvir ele falando que queria 4 pedras de crack. Mas a minha pedra fundamental e preciosa me trouxe a certeza que a felicidade real não está em alguns segundos e sim em uma vida eterna ao lado de Cristo.
Talvez isso não aconteça com você, mas pare para pensar quantas vezes durante o dia somos convidados para tantas coisas? Oportunidades surgem de onde não esperamos, e justamente em momentos que aparentamos estar fracos.
Se estivermos edificados em Cristo, não só venceremos essas tentações, mas também teremos oportunidades de resgatar almas do inferno, pois o texto inicial diz: “As portas do inferno não prevalecerão”.
Deus nos abençoe!
Mateus 16:17 - “Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”
Todo edifício para ser erguido, precisa estar edificado sobre algo. Vigas, colunas, tijolos, entre outros fazem parte de sua estrutura, porém se não tiver uma boa edificação em sua base, o edifício ficará sujeito a queda.
Sabedor disso, o nosso Cristo no deixou como base e sustentáculo para a nossa vida cristã a Sua própria vida. Todas as palavras de Jesus são a nossa força para suportar qualquer tempestade ou vendaval que intentar contra nós, seja no âmbito espiritual ou físico.
A Bíblia, nossa regra de fé e manual de vida cristã nos dá algumas informações sobre Jesus como: “A Pedra da Edificação”. Pedro ao escrever sua primeira carta à igreja nos revelou que “a pedra que os edificadores reprovaram, essa veio a ser a principal de esquina”(I Pe. 2:7b). Foi anunciada antes do próprio nascimento do Cristo pelo profeta Isaías: “Por tanto assim diz o Senhor: Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já aprovada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada”(Is. 28:16) .
Jesus disse que se não edificarmos nossa casa sobre a rocha, podem vir ventos, enchentes e tempestades que colocarão em risco nossa estrutura, nos fazendo vir abaixo. Ele é a nossa estrutura. Dele vem a nossa força para permanecer de pé. Não há modo para adquirir fé a não ser por sua Palavra. Se quisermos permanecer firme em nossa vida cristã precisamos estar fundamentados na Palavra de Deus.
Outro dia, ao ser interrogado na rua em que resido, onde funciona um ponto de tráfico, se eu saberia onde estavam as pessoas que teria “A pedra (pedra de crack)”, não hesitei em responder que saberia sim, o usuário de drogas olhando atônito dentro dos meus olhos esperando a resposta certa para ele do local onde estariam os traficantes foi surpreendido. Falei com as seguintes palavras: “Sei sim, a pedra de você precisa é JESUS CRISTO, Ele pode transformar sua tristeza e ansiedade em alegria e paz, JESUS te ama jovem”.
Não poderia ter reação diferente, o jovem abaixou a cabeça, reconhecendo sua situação de pecador, e me respondeu: “Amém irmão, eu precisava dessa palavra”, e se foi pensativo.
Eu imagino que alguma mudança foi gerada dentro desse moço que aparentava ter 20 anos. Talvez eu poderia ficar “balançado” por ter sido um usuário de crack por 4 anos ou por também ter trabalhado no tráfico e ouvir ele falando que queria 4 pedras de crack. Mas a minha pedra fundamental e preciosa me trouxe a certeza que a felicidade real não está em alguns segundos e sim em uma vida eterna ao lado de Cristo.
Talvez isso não aconteça com você, mas pare para pensar quantas vezes durante o dia somos convidados para tantas coisas? Oportunidades surgem de onde não esperamos, e justamente em momentos que aparentamos estar fracos.
Se estivermos edificados em Cristo, não só venceremos essas tentações, mas também teremos oportunidades de resgatar almas do inferno, pois o texto inicial diz: “As portas do inferno não prevalecerão”.
Deus nos abençoe!
Assinar:
Postagens (Atom)