Nessa vida cheia de corridas por algo novo e grande, falo de conquistas, prêmios, promoções, sejam na loteria, no trabalho ou mesmo nos relacionamentos. Sempre queremos o que é maior, o que é melhor. Tudo que nos traga certo contentamento, mesmo que seja momentâneo e passageiro, mas queremos o prazer de falar: “Eu venci, eu sou melhor, eu tenho isso ou aquilo outro, etc.”
Dimensionar o que é grande, ou quem é grande para Deus, e para quem faz a vontade de Deus é meio complicado. Para o Evangelista Estevão o grande de Deus foi antes de morrer apedrejado, ter o prazer de ver os céus abertos e Jesus de pé para recebê-lo (foi o primeiro mártir). Para o Apóstolo Paulo o grande de Deus estava em morrer pelo evangelho de Jesus. Para o nosso Cristo, o que lhe foi reservado aqui nessa terra foi uma cruz, ser cuspido no rosto, uma coroa de espinhos e muitas afrontas até o momento de sua morte. O ministério de Jesus em particular foi um tanto contraditório ao que nos é pregado nos dias atuais pelos neo-pentecostalistas, que afirmam excelentes condições financeiras, fazem uso de versos do Antigo Testamento, onde a promessa era para o povo de Israel, e aplicam na vida das pessoas hoje, para retirar o seu dinheiro. Jesus nunca afirmou que teríamos boas condições de vida. Disse sim que o Pai supriria todas as nossas necessidades. A igreja primitiva pode nos provar isso muito bem. O verdadeiro prazer da igreja estava em viver pela fé, compartilhar o pão e anunciar que o Senhor voltará, estando sujeito até mesmo ao perigo de morte.
O sistema capitalista que rege nosso mundo atual nos leva ao desejo de satisfação unicamente pessoal e egoísta, nada de compartilhar. Produzir muito e gastar pouco. Próximo? Não existe. Só se for o concorrente, e esse o que resta é passar por cima. Nada de amizades, só se me beneficiarem. Seria essa a pregação de Jesus em nossos dias?
As divisões no meio religioso nos levam ao mesmo desejo do capitalismo. Cada nova igreja que se abre é detentora da verdade. Divisões existem para que a nova igreja aberta se aproxime mais da verdade. Na verdade, na verdade, acabam mesmo é se distanciando do evangelho autêntico de Jesus. E isso pode ser perigoso, causando morte aos seus cegos seguidores.
O grande de Jesus então é assim: E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. Mateus 18:2-4
Todos nós queremos chegar ao topo, mas Jesus disse que o caminho que leva para o topo no Reino de Deus é se tornar um servo fiel para o Pai e um servo humilde para o próximo.


