quinta-feira, 29 de julho de 2010

“Como Dimensionar o Grande de Deus?”



Nessa vida cheia de corridas por algo novo e grande, falo de conquistas, prêmios, promoções, sejam na loteria, no trabalho ou mesmo nos relacionamentos. Sempre queremos o que é maior, o que é melhor. Tudo que nos traga certo contentamento, mesmo que seja momentâneo e passageiro, mas queremos o prazer de falar: “Eu venci, eu sou melhor, eu tenho isso ou aquilo outro, etc.”

Dimensionar o que é grande, ou quem é grande para Deus, e para quem faz a vontade de Deus é meio complicado. Para o Evangelista Estevão o grande de Deus foi antes de morrer apedrejado, ter o prazer de ver os céus abertos e Jesus de pé para recebê-lo (foi o primeiro mártir). Para o Apóstolo Paulo o grande de Deus estava em morrer pelo evangelho de Jesus. Para o nosso Cristo, o que lhe foi reservado aqui nessa terra foi uma cruz, ser cuspido no rosto, uma coroa de espinhos e muitas afrontas até o momento de sua morte. O ministério de Jesus em particular foi um tanto contraditório ao que nos é pregado nos dias atuais pelos neo-pentecostalistas, que afirmam excelentes condições financeiras, fazem uso de versos do Antigo Testamento, onde a promessa era para o povo de Israel, e aplicam na vida das pessoas hoje, para retirar o seu dinheiro. Jesus nunca afirmou que teríamos boas condições de vida. Disse sim que o Pai supriria todas as nossas necessidades. A igreja primitiva pode nos provar isso muito bem. O verdadeiro prazer da igreja estava em viver pela fé, compartilhar o pão e anunciar que o Senhor voltará, estando sujeito até mesmo ao perigo de morte.

O sistema capitalista que rege nosso mundo atual nos leva ao desejo de satisfação unicamente pessoal e egoísta, nada de compartilhar. Produzir muito e gastar pouco. Próximo? Não existe. Só se for o concorrente, e esse o que resta é passar por cima. Nada de amizades, só se me beneficiarem. Seria essa a pregação de Jesus em nossos dias?
As divisões no meio religioso nos levam ao mesmo desejo do capitalismo. Cada nova igreja que se abre é detentora da verdade. Divisões existem para que a nova igreja aberta se aproxime mais da verdade. Na verdade, na verdade, acabam mesmo é se distanciando do evangelho autêntico de Jesus. E isso pode ser perigoso, causando morte aos seus cegos seguidores.

O grande de Jesus então é assim: E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. Mateus 18:2-4

Todos nós queremos chegar ao topo, mas Jesus disse que o caminho que leva para o topo no Reino de Deus é se tornar um servo fiel para o Pai e um servo humilde para o próximo.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ATÉ QUE PONTO VAI A GRAÇA DE DEUS?


“E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje”. Mateus 11:23

Nós os cristãos, que professam seguir todos os ensinamentos que o Senhor Jesus nos deixou, que dizemos obedecer todos os seus mandamentos e jamais se afastar destes. Encontramo-nos em contradição quando nos deparamos com algumas situações decorrentes do mundo terrível e violento que vivemos.
Ao ver em reportagens televisivas ou de jornais impressos, notícias de roubos, mortes, pais que estupram filhas, entre outros casos mais, nós temos uma atitude um tanto errada, quando condenamos as pessoas que cometem tais coisas, e assim, contradizemos um dos ensinos de Jesus que disse que devemos ser misericordiosos, perdoadores e amorosos com os que nos fazem mal.
Falando de Cafarnaum, mas fazendo referência à graça salvadora Jesus afirma: “Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje”.
É difícil imaginar Sodoma e Gomorra ainda existindo. Mas Jesus nos afirmou no texto de Mateus 11:23 que se algum homem realizasse os milagres que ele operou, pregasse o evangelho que ele pregou em Cafarnaum, as cidades de Sodoma e Gomorra seriam existentes até os dias de hoje.
Sodoma = Queimado. Gomorra = Submersão ou submerso. A expressão "Sodoma e Gomorra" se aplica, por extensão, às cinco cidades-estado do Vale de Sidim, no Mar Morto. Eram elas: Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela ou Zoar. Sodoma e Gomorra foi um nome dado às cinco cidades após o acontecimento de sua destruição, diziam: A cidades que foram queimas (Sodoma) e enterradas (Gomorra). Historicamente a destruição dessas cidades iniciou-se por um grande tremor de terra seguido pela erupção de um vulcão próximo da região. Biblicamente, a iniquidade desses povos suscitou a ira de Deus contra o povo habitante daquela região, o qual os destruiu drasticamente.
Os atos cometidos pelos povos Cananeus, habitantes em Sodoma e Gomorra, são quase imagináveis. Artigos do Arqueólogo Paul Lapp e também Yerruda Peleg, afirmam que os Cananeus eram perversos. Foram encontradas estátuas de pessoas no ato sexual, desenhos em cerâmicas de orgias. Os Cananeus deixaram gravado o que eles viviam. Imaginemos práticas sexuais como: homens com homens, mulheres com mulheres, adultos com crianças, etc. Tudo isso ao mesmo tempo. Um desejo totalmente desordenado. A prática de sacrifício do filho primogênito ao Deus Baal também era comum entre o povo Cananeu. Existiam templos de adoração à prática sexual. Tudo isso contribuiu para que os Cananeus fossem destruídos, e foram.
Voltemos agora a Graça Salvadora de Jesus. A graça apresentada ao povo da cidade de Cafarnaum por Jesus, nunca se compararia com a ida de Ló, sobrinho de Abrão para Sodoma e Gomorra. A cidade de Cafarnaum teve o privilégio de receber a maior parte do ministério de Jesus, o próprio Messias pisou naquelas ruas, escreveu nas areias de suas praias. A maioria dos discípulos foram chamados nessa cidade. Grandes acontecimentos ocorreram em Cafarnaum, mas a maioria do seu povo rejeitou o Evangelho de Jesus.
O importante do texto citado inicialmente, não é a rejeição de Jesus pelos habitantes de Cafarnaum, mas sim a misericórdia apresentada para com o povo de Sodoma e Gomorra. Até qual ponto chega à misericórdia de Deus?
Por diversas vezes Deus quis que os Cananeus fossem salvos da destruição, quando Abraão rogou a misericórdia se houvessem pessoas justas naquela cidade.
Se nos convertermos dos nossos maus caminhos, independente do pecado que possamos cometer, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados. Não há dimensão para mensurar o perdão de Deus. Ele perdoa o que conta mentira da mesma forma que perdoa o pedófilo ou o assassino ou o homossexual. Não importa o tipo de erro que possamos cometer contra Deus ou contra nós mesmos, Deus irá nos perdoar se houver arrependimento.
O arrependimento nos trás a mudança de idéia, mudança de direção logo em seguida a mudança de ação. Quando eu me arrependo dos meus erros, Deus em sua infinita misericórdia me perdoa. É como uma pessoa que tem uma dificuldade e cai constantemente nesse erro e, em um determinado dia se arrepende dos seus atos. No dia seguinte torna a cair no mesmo erro, e quando vai orar e confessar a Deus o seu pecado diz: “Senhor se lembra aquele pecado que me arrependi ontem? Eu tornei a cair”. Logo em seguida vem a resposta de Deus dizendo: “Não me lembro o pecado de ontem, mas eu te perdôo mesmo assim’. Quando nos arrependemos de nossas falhas Deus apaga todos os nossos atos passados, e inicia um novo começo. Isso é a Graça de Deus.
"Graça é amor que ultrapassa todos os limites de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que ele recebe; não é algo que ele pode reivindicar, mas algo que Deus o dá.
Que não seja necessário um novo lamento do Senhor por um povo que não se arrepende de seus atos. Mas que Ele encontre em nossos corações sinceridade e retidão para reconhecermos nossos erros, quando cometidos.

Deus nos abençoe!


Winston Carneiro
Valentes Noturnos

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Paz na Tempestade


Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo. Salmo 23:4

Erasmo de Rotterdam, o maior intelectual europeu do século dezesseis, viu-se, certa vez, face a face com a morte durante uma viagem marítima. O veleiro no qual viajava encalhou e começou a partir-se. Quase todos a bordo reagiram histericamente. Alguns passageiros invocavam seus santos implorando auxílio, outros cantavam hinos ou oravam em voz alta.

Mas Erasmo notou alguém que agiu de modo diferente. “De todos nós”, escreveu ele, “quem permaneceu mais sereno, foi uma jovem mulher que segurava em seus braços um bebê, o qual estava amamentando. Ela foi a única que não gritou, chorou ou negociou com o Céu. A única coisa que ela fez foi orar calmamente, em voz baixa, enquanto abraçava firmemente o bebê.”

Erasmo entendeu que esta oração era apenas uma continuação da vida regular de oração daquela senhora. Ela não pediu favores especiais nessa ocasião. Ela simplesmente confiava em Deus.

Quando o barco começou a afundar, essa jovem mãe foi colocada numa prancha, deram-lhe um pedaço de mastro para ela usar como remo, e despacharam-na para o meio das ondas. Ela precisava segurar o bebê com uma das mãos, enquanto tentava remar com a outra. Poucos acreditavam que ela pudesse sobreviver à forte arrebentação.

No entanto, sua fé e coragem lhe valeram nesse momento difícil, e ela e o bebê foram os primeiros a chegar à praia. Erasmo jamais se esqueceu da calma dessa mãe ao enfrentar aquela situação de risco. Ela não se entregou ao desespero nem se apegou a falsos deuses.

Seu único auxílio e esperança estavam em Deus. Não num Deus de última hora, a quem a maioria recorre em caso de emergência, mas num Deus com quem convivia diariamente, em uma relação de fé e amizade.

Estamos nós preparados para desfrutar paz em meio à tempestade? Confiamos em Deus sem reservas, mesmo quando nosso barco parece estar afundando?

Reconheçamos nossa fragilidade, segurando a mão do Pai, nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente, não só nas tribulações, mas em todos os momentos da vida.

sábado, 3 de julho de 2010

EVANGELISMO UNDERGROUND

JESUS NOSSO PASTOR

Você espera que uma mudança nas circunstâncias produza uma mudança em suas atitudes? Se achar assim, você está aprisionado e precisa aprender um segredo para viajar com pouca bagagem. O que você tem no seu Pastor é maior do que aquilo que você não tem na vida.
Posso me intrometer por um momento? Qual é a única coisa que o separa da alegria? Como você completaria o espaço na frase: Serei feliz quando...? Quando for curado. Quando for promovido. Quando me casar. Quando voltar a ser solteiro. Quando for rico. Como você completaria esta frase?
Agora, com a sua resposta firme no pensamento, responda o seguinte. Se o carro nunca chegar, se o seu sonho nunca se tornar realidade, se a situação nunca mudar, você poderia ser feliz? Se a resposta for não, então você está dormindo na fira cela do descontentamento. Você está aprisionado. E precisa conhecer o que você tem no seu Pastor.
Você tem um Deus que o ouve, o poder do amor através de você, o Espírito Santo dentro de você e todo o céu a sua frente. Se você tem o Pastor, você tem a graça e o perdão para todos os pecados, a direção para todas as mudanças de rumo, uma vela para cada canto, e uma âncora para todas as tempestades. Você tem tudo que precisa.
E quem pode tirar isto de você? A leucemia pode infectar a sua salvação? A leucemia pode infectar a sua salvação? A falência pode empobrecer a suas orações? Um tornado pode levar a sua casa daqui da terra, mas ele ira tocar a sua casa celestial?
E olhe sua posição. Porque o clamor por prestígio e poder? Você já não é suficientemente privilegiado por ser parte da maior obra da história?
Tente dizer isto devagar: “O Senhor é o meu Pastor; e nada me faltará”. “O Senhor é meu Pastor; tenho tudo que preciso”.
Novamente. “O Senhor é o meu Pastor; tenho tudo que preciso”.
Outra vez. “O Senhor é o meu Pastor; tenho tudo que preciso”.
SHHHHHHH.....você ouviu alguma coisa? Acho que ouvi, não tenho certeza... acho que ouvi uma porta de prisão de abrindo.
Max Lucado
SER HUMILDE NÃO É A MESMA COISA QUE TER UMA AUTO-ESTIMA DEFICIENTE. SER HUMILDE NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ NADA TEM A OFERECER, MAS QUE SABE EXATAMENTE O QUE TEM PARA OFERECER E NADA MAIS